segunda-feira, 21 de maio de 2007

Truth & Tolerance

Acabo de ler A Idéia Patrística do Anticristo, do Cardeal Newman - que demoraria ainda dez anos para se converter ao catolicismo – e encontrei no apêndice este trecho de uma carta interessante escrita por Samuel Horsley no final do século XVIII:
"Nos tempos do Anticristo, a Igreja de Deus sobre a terra, como bem podemos imaginar, verá fortemente reduzido o número aparente de seus fiéis, em razão da deserção dos poderes deste mundo. Esta deserção começará por uma indiferença a toda forma de cristianismo, sob a aparência de tolerância universal. Mas tal tolerância não procederá de um verdadeiro espírito de caridade e indulgência, mas de um desígnio de minar o cristianismo pela multiplicação e o fomento das seitas. Essa pretensa tolerância irá muito além de uma justa tolerância, inclusive no que toca às diferentes seitas de cristãos. Pois os governos pretenderão ser indiferentes a todas e não darão proteção preferencial a nenhuma. Todas as Igrejas estabelecidas serão deixadas de lado. Da tolerância das mais terríveis heresias passarão logo à tolerância do islamismo, do ateísmo e, por fim, à perseguição explícita da verdade do cristianismo".
Nas meditações da Quaresma deste ano, o Cardeal Giacomo Biffi disse algo parecido, alertando a cúria romana para um anticristo ecumênico, pacifista e ecológico. Foi chamado de louco. Afinal, o verdadeiro apocalipse é o aquecimento global.

Nenhum comentário: